noticias72 Seja bem vindo ao nosso site Café Com Notícias!

Brasil

Área queimada no Brasil até novembro quase dobra em relação a 2023 e é recorde nos últimos seis anos

Publicada em 17/12/2024 às 15:28h

Café Com Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Área queimada no Brasil até novembro quase dobra em relação a 2023 e é recorde nos últimos seis anos  Compartilhar a noticia Área queimada no Brasil até novembro quase dobra em relação a 2023 e é recorde nos últimos seis anos  Compartilhar a noticia Área queimada no Brasil até novembro quase dobra em relação a 2023 e é recorde nos últimos seis anos

Link da Notícia:

Área queimada no Brasil até novembro quase dobra em relação a 2023 e é recorde nos últimos seis anos

A área queimada no Brasil de janeiro a novembro de 2024 quase dobrou em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando um território equivalente a todo o estado do Rio Grande do Sul. Os dados são da mais recente edição do Monitor do Fogo, do MapBiomas.

 

Ao todo, 29,7 milhões de hectares foram queimados nos onze meses — um aumento de 90% em relação ao mesmo período de 2023 e a maior extensão dos últimos seis anos. A diferença em relação ao ano passado é de 14 milhões de hectares a mais, uma área equivalente ao estado do Amapá.

 

Mais da metade (57%) da área queimada entre janeiro e novembro no Brasil fica na Amazônia, onde 16,9 milhões de hectares foram afetados pelo fogo. Nesse bioma, foram queimados 7,6 milhões de hectares de florestas, incluindo florestas alagáveis — extensão que ficou à frente das pastagens queimadas no período na Amazônia, que totalizaram 5,59 milhões de hectares.

 

O segundo bioma mais afetado pelo fogo foi o Cerrado, com 9,6 milhões de hectares — 85% dos quais (ou 8,2 milhões de hectares) em áreas de vegetação nativa. Esse número representa um aumento de 47% em relação à média dos últimos 5 anos. Houve aumento também no Pantanal, onde a área queimada de janeiro a novembro foi de 1,9 milhão de hectares e representou um crescimento de 68% em relação à média dos últimos 5 anos.

 

A área queimada nos demais biomas entre janeiro e novembro deste ano foi: 1 milhão hectares na Mata Atlântica, sendo que 71% da área afetada estava em áreas agropecuárias e 3,3 mil hectares no Pampa. Na caatinga, o fogo atingiu um espaço de 297 mil hectares, número que representa uma diminuição de 49% em relação ao mesmo período de 2023, com 82% das queimadas concentradas em formações savânicas.

 

Eduardo Velez, da equipe do Pampa do MapBiomas, explica que a área queimada no Pampa é a menor dos últimos três anos para esse período.

 

— Trata-se de uma consequência da maior umidade observada na região, com chuvas acima da média para o período — detalha.

 

Pará foi o estado mais atingido

 

O estado que mais queimou nos 11 primeiros meses deste ano foi o Pará, com 6,97 milhões de hectares. Esse total equivale a 23% de toda a área queimada no Brasil e a 41% do que foi queimado na Amazônia entre janeiro e novembro.

 

Mato Grosso e Tocantins ficaram em segundo e terceiro lugares, com 6,8 milhões e 2,7 milhões de hectares, respectivamente. Juntos, esses três estados totalizaram 56% da área queimada no período no país.

 

Os municípios de São Félix do Xingu (PA) e Corumbá (MS) registraram as maiores áreas queimadas entre janeiro e novembro de 2024, com 1,47 milhão de hectares e 837 mil hectares queimados, respectivamente.

 

 

(Foto: Michel Dantas/AFP).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 1662474
Usuários Online: 1935
Copyright (c) 2025 - Café Com Notícias - Programa Café Com Notícias de segunda à sexta das 7:00 às 8:30 da manhã.