O cearense João Marinho Neto, de 112 anos, foi reconhecido como o homem mais velho do mundo, conforme o ranking LongeviQuest, após a morte do britânico John Tinniswood, que tinha a mesma idade. Tinniswood faleceu na segunda-feira (25), permitindo que Neto alcançasse o posto.
João Marinho Neto nasceu em Maranguape, no Ceará, em 5 de outubro de 1912, e até hoje vive em Apuiarés, cidade onde se mudou com a família durante sua infância. Já considerado o homem mais velho do Brasil e da América Latina, Neto é o último homem nascido em 1912 ainda vivo.
O ranking da LongeviQuest aponta que, entre os cinco homens mais velhos do mundo, três são brasileiros: João Marinho Neto – 112 anos e 52 dias (Brasil); Josino Levino Ferreira – 111 anos e 237 dias (Brasil); Ken Weeks – 111 anos e 52 dias (Austrália); Hilario Orozco Lemus – 111 anos e 23 dias (México); Primo Olivieri – 110 anos e 264 dias (Brasil).
Durante sua infância, João Marinho Neto ajudava seu pai na fazenda, cuidando de gados e colhendo frutas, além de criar um gancho improvisado para protegê-las.
Casado com Josefa Albano dos Santos, que faleceu em 1994, ele teve quatro filhos com ela. Depois, casou-se com Antônia Rodrigues Moura, com quem teve mais três filhos. Até hoje, Neto segue sendo um exemplo de longevidade e resistência.