noticias302 Seja bem vindo ao nosso site Café Com Notícias!

Brasil

Senado aprova projeto que dispensa aposentados por incapacidade permanente de reavaliação periódica

Publicada em 01/11/2024 às 08:03h

Café Com Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Senado aprova projeto que dispensa aposentados por incapacidade permanente de reavaliação periódica  Compartilhar a noticia Senado aprova projeto que dispensa aposentados por incapacidade permanente de reavaliação periódica  Compartilhar a noticia Senado aprova projeto que dispensa aposentados por incapacidade permanente de reavaliação periódica

Link da Notícia:

Senado aprova projeto que dispensa aposentados por incapacidade permanente de reavaliação periódica

O Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que dispensa de reavaliação periódica os aposentados por incapacidade permanente, irreversível e irrecuperável. O projeto agora vai à sanção presidencial.

 

O regramento atual prevê que os aposentados por invalidez podem ser convocados a qualquer momento para avaliação das condições que ensejaram o afastamento ou a aposentadoria, concedida judicial ou administrativamente. A única exceção hoje são as pessoas com HIV/Aids.

 

Com o texto aprovado no Senado, entram na exceção também as pessoas com doença de Alzheimer, doença de Parkinson e esclerose lateral amiotrófica. Além disso, o projeto determina que, se a perícia inicial detectar que a incapacidade é “permanente, irreversível ou irrecuperável”, o seguro estará dispensado de novas avaliações para verificar as condições que ensejaram o afastamento.

 

A única ressalva é se houver “fundamentada suspeita de fraude ou erro”. A intenção é simplificar o acesso a direitos previdenciários sem alterar os requisitos necessários para a aposentadoria por incapacidade permanente.

 

O relator do projeto na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senador Fabiano Contarato (PT-ES), obrigar pessoas já diagnosticadas com incapacidade permanente, irreversível ou irrecuperável a passar por inspeções periódicas “é submetê-las aos mais nefastos efeitos da burocracia desmedida”.

 

O projeto estabelece que, no caso de pessoas com HIV em busca de aposentadoria por invalidez, é necessária a participação de pelo menos um especialista em infectologia na perícia médica. Segundo o relator, isso é imprescindível para o adequado dimensionamento das limitações enfrentadas em cada caso concreto”.

 

(Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 1666056
Usuários Online: 5387
Copyright (c) 2025 - Café Com Notícias - Programa Café Com Notícias de segunda à sexta das 7:00 às 8:30 da manhã.