noticias882 Seja bem vindo ao nosso site Café Com Notícias!

Brasil

MPPE alerta conselheiros tutelares sobre uso dos cargos nas eleições municipais

Publicada em 08/08/2024 às 16:32h

Café Com Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia MPPE alerta conselheiros tutelares sobre uso dos cargos nas eleições municipais  Compartilhar a noticia MPPE alerta conselheiros tutelares sobre uso dos cargos nas eleições municipais  Compartilhar a noticia MPPE alerta conselheiros tutelares sobre uso dos cargos nas eleições municipais

Link da Notícia:

MPPE alerta conselheiros tutelares sobre uso dos cargos nas eleições municipais

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu uma recomendação aos conselheiros tutelares dos municípios de Ouricuri, Santa Cruz e Santa Filomena, localizados no Sertão do Araripe, orientando-os a se absterem de realizar propagandas eleitorais e de utilizar seus cargos para atividades político-partidárias.

 

 

A recomendação foi formalizada pelo promotor de Justiça Eleitoral da 82ª Zona Eleitoral, Manoel Dias da Purificação Neto. Ele destacou que os conselheiros não devem fazer registro fotográfico com candidatos, manifestar apoio nas redes sociais utilizando explicitamente o título “Conselheiro Tutelar”, ou realizar anúncios durante passeatas, carreatas ou manifestações similares que os identifiquem como conselheiros tutelares.

 

O promotor baseou a recomendação na Lei das Eleições (Lei Federal nº 9.504/97) e no artigo 41, inciso III, da Resolução nº 231 do Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Conanda). Segundo essas normas, é proibido aos conselheiros tutelares usarem suas funções para promover propaganda e atividades político-partidárias. O descumprimento da recomendação pode resultar em medidas judiciais.

 

“Embora não seja vedada a livre manifestação político partidária por membro do Conselho Tutelar, conclui ser razoável que a mesma seja realizada com moderação, discrição e comedimento, tendo em conta a natural não individuação entre a função de conselheiro tutelar e a pessoa”, ressalta o promotor Manoel Dias da Purificação Neto.

 

Foto: Divulgação/TSE




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 1662709
Usuários Online: 2160
Copyright (c) 2025 - Café Com Notícias - Programa Café Com Notícias de segunda à sexta das 7:00 às 8:30 da manhã.