Em Osasco (SP), o presidente Lula, de 78 anos, respondeu a insinuações sobre seu cansaço de forma provocativa, mencionando sua virilidade sexual. Ele afirmou: “Quem achar que o Lulinha está cansado, pergunte para a Janja. Ela é testemunha ocular”. A declaração ecoa um comentário do ex-presidente Jair Bolsonaro, que em 2022 se autodenominou “imbrochável”.
Lula utilizou essa provocação para rebater comparações com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de 81 anos, cuja capacidade de governar é questionada por alguns norte-americanos. Em sua fala, Lula destacou que possui “70 anos, energia de 30 e tesão de 20”. Durante o evento, a primeira-dama Janja, filmando o discurso, fez um sinal negativo com a mão, sugerindo que evitassem perguntas sobre o tema.
No passado, Bolsonaro havia feito declarações semelhantes sobre sua virilidade durante um pronunciamento em Brasília, acompanhado por apoiadores. Essas declarações geraram críticas de figuras políticas como Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil), que condenaram a atitude do ex-presidente e a consideraram um exemplo de masculinidade tóxica e desprezo pelas mulheres.
Fonte: Folha PE
Foto: Pedro Ladeira/Folhapress arquivo