Entrou e vigor a Lei 14.885/24, que cria o Dia Nacional de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), a ser celebrado em 29 de outubro.
A lei teve origem no Projeto de Lei 3309/15, do deputado Jorge Solla (PT-BA), que foi aprovado pela Câmara em 2021, e pelo Senado neste ano. Na Câmara o projeto foi relatado pela deputada Erika Kokay (PT-DF), na Comissão de Constituição e Justiça.
Jorge Solla afirma que a criação da data busca estimular a pesquisa para prevenção e tratamento da doença e promover ações educativas, principalmente sobre identificação de fatores de risco, medidas preventivas, diagnósticos, tratamentos e reabilitação de pacientes. A legislação também é uma forma de promover ações educativas e debates sobre o AVC.
O AVC
O AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.
Entre os principais sinais de alerta estão fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental; e alteração da fala ou compreensão.
Não fumar ou consumir álcool, manter uma rotina de exercícios e uma alimentação balanceada estão entre os hábitos que ajudam na prevenção.
Fonte: Agência Câmara de Notícias FOTO:GETTY IMAGES