Um avião bimotor do modelo Cessna 402B, que decolou do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, no Recife, com destino a Maceió, passou por um problema e uma de suas portas abriu durante o voo, causando um susto na tripulação. O caso aconteceu na terça-feira (11) e repercutiu nesta quinta-feira (13), após imagens do incidente circularem nas redes sociais.
A situação foi registrada pelos próprios passageiros e um vídeo mostra o momento em que um deles segura a parte inferior da porta da aeronave por um cabo. Enquanto isso, a parte superior da porta estava completamente aberta.
Também estavam no voo funcionários da empresa pernambucana Preserve Vigilância de Valores, que atua no transporte de malotes bancários.
A empresa de táxi aéreo Vem Aviation que era a responsável pelo voo esclareceu que houve um problema no avião, mas que ninguém ficou ferido com o ocorrido. Segundo a empresa, o fato do avião estar em uma baixa altitude contribuiu para que o pouso fosse bem sucedido.
A Vem Aviation lamentou, por meio de nota, os transtornos causados pelo incidente e informou que "durante o procedimento de descida, a tripulação ouviu um barulho e verificou que a parte superior da porta abriu, mas devido a baixa altitude prosseguiu até o pouso de forma normal, sem danos ou riscos à vida".
"A Vem Aviation reitera o seu compromisso no cumprimento rigoroso das Normas Brasileiras e Requisitos vigentes e registra que deu todo apoio em solo para os tripulantes e passageiros", conclui a nota.
De acordo com a Aena, concessionária que administra os aeroportos das duas capitais, o avião pousou em segurança às 10h54.
"A aeronave de matrícula PT-JYK pousou normalmente e em segurança nesta terça-feira (11), às 10h54, no Aeroporto de Maceió. A Torre de Controle não relatou nenhuma condição de emergência. A aeronave ficou no hangar da SOTAN, onde permanece", disse a Aena.
O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) classificou o caso como um “incidente”.
“O incidente será tratado conforme os preceitos do Anexo 19, que aborda sobre os fundamentos de Safety Management System (SMS), traduzido no Brasil como Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). Esse anexo recomenda que o evento seja tratado pelo operador da aeronave, o qual poderá adotar medidas corretivas pertinentes, possibilitando a evolução contínua da segurança operacional, por meio de uma estratégia de gestão preditiva, proativa e preventiva”, diz a nota da Seripa.
Um outro registro divulgado nas redes sociais mostra que algumas peças da aeronave ficaram danificadas e foram soltas no ar.
O avião de matrícula PT JYK é do ano de 1974 e possui dois motores, oito assentos e capacidade máxima de decolagem com até 2.858 quilos.
Fonte: Adelmo Lucena
Foto: Reprodução/Twitter