noticias748 Seja bem vindo ao nosso site Café Com Notícias!

Brasil

Greve nas universidades: Sindicato mantém paralisação em 59 instituições

Publicada em 29/05/2024 às 15:27h

Café Com Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Greve nas universidades: Sindicato mantém paralisação em 59 instituições  Compartilhar a noticia Greve nas universidades: Sindicato mantém paralisação em 59 instituições  Compartilhar a noticia Greve nas universidades: Sindicato mantém paralisação em 59 instituições

Link da Notícia:

Greve nas universidades: Sindicato mantém paralisação em 59 instituições

Após mais de 40 dias de greve nas instituições federais de ensino do país, o governo federal fechou um acordo com a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes) para reajuste salarial.

 

A proposta, apresentada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), prevê aumentos diferenciados para cada nível da categoria até 2026, com reajustes de 13,3% para os que ganham mais e 31,2% para os que ganham menos. Entretanto, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) rejeitou a proposta, mantendo a paralisação de 59 instituições.

 

A proposta aceita pelo Proifes não inclui pagamentos em 2024, já que o governo concedeu um reajuste linear de 9% para toda a categoria em 2023. Segundo a entidade, a decisão foi tomada após avaliação dos representantes da categoria. Por outro lado, o Andes-SN defende a continuidade da greve, alegando que a proposta não atende plenamente às demandas dos professores.

 

O Ministério da Gestão informou que as entidades que ainda não assinaram o acordo terão mais tempo para consultar suas bases e poderão aderir posteriormente. O secretário de Relações de Trabalho do ministério, José Feijó, destacou a transparência nas negociações, que envolveram cinco rodadas de discussões. “Estamos buscando a melhor proposta possível dentro dos limites orçamentários, atendendo às demandas de reestruturação apresentadas pela categoria”, afirmou Feijó.

 

Com informações da Folha/PE

Foto: Reprodução Folha PE




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 1662066
Usuários Online: 1538
Copyright (c) 2025 - Café Com Notícias - Programa Café Com Notícias de segunda à sexta das 7:00 às 8:30 da manhã.