O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski será o novo ministro da Justiça e da Segurança Pública, segundo reportagens publicadas na imprensa brasileira nesta quinta-feira (11).
Ele teria aceitado o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem se reuniu na segunda (8) no Palácio do Planalto, antes de um evento no Congresso sobre o primeiro aniversário dos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília.
Lewandowski reuniu-se novamente com Lula e com o atual ocupante da pasta, Flávio Dino, na noite de ontem (10), para tratar de temas referentes ao trabalho no ministério e à montagem de sua futura equipe. Os três devem se encontrar novamente nesta quinta, quando deve ser anunciada a nomeação.
Dino, que ocupava o cargo desde o início do terceiro mandato de Lula à frente da Presidência, foi indicado pelo presidente para assumir a vaga aberta pela aposentadoria de Rosa Weber no STF, e já teve seu nome sido aprovado em sabatina no Senado.
Favorito
Lewandowski se aposentou no STF em abril de 2023 ao atingir a idade máxima para a corte de 75 anos, sendo substituído por Cristiano Zanin. Ele era o nome favorito de Lula para ocupar a pasta, depois de o presidente desistir de indicar uma mulher para o cargo.
Fonte: IstoÉ Dinheiro
Foto: CNN Brasil/reprodução