O cantor Nattan, de 24 anos, anunciou na noite dessa segunda-feira (1º) pausa na carreira para cuidar da saúde. Diagnosticado com a bactéria H. pylori há três meses, o artista teve suas cordas vocais prejudicadas, além de um edema, o que tem impedido ele de cantar.
No último fim de semana, ele precisou cancelar shows em Pernambuco após perder a voz, mas conseguiu se apresentar por uma hora no Rio de Janeiro. “Por recomendação médica e fonoaudiológica, Nattan irá se afastar dos palcos por alguns dias para focar 100% na sua saúde”, inicia a nota divulgada por sua equipe.
“O cantor tratou, nos últimos três meses, uma infecção (H. Pylori) com fortes antibióticos que causaram um grande refluxo. Os remédios para amenizar esse refluxo não puderam ser administrados durante o tratamento da H. pylori. Com isso, as suas cordas vocais foram prejudicadas e apareceu um edema”, acrescenta.
“A consequência desse quadro é uma forte rouquidão e afonia em casos de grande esforço por longo tempo. A pausa é necessária para plena recuperação. Nattan agradece o entendimento e o acolhimento que o momento requer e, em breve, voltará aos palcos com toda sua energia”, finaliza.
‘Muito doloroso’
Nattan também se pronunciou em vídeo e trouxe mais detalhes do seu quadro. “Comecei esse tratamento muito intensivo com antibióticos muito fortes. Catorze dias de remédios. E, esses remédios, me deram muito refluxo, e o que eu tomava para refluxo, não conseguia administrar com os antibióticos da H. Pylori. Isso me causou bastante edema nas minhas cordas vocais. Esse é um dos elos dessa corrente, uma das causas e eu acabei me prejudicando em vários momentos em shows”, explica.
Segundo Nattan, ele chegava bem aos shows, mas, após cerca de 20 a 30 minutos, sua voz sumia completamente. “Não conseguia cantar, não conseguia voltar… 00h15 eu cantando e 00h16 eu sem a voz. É inexplicável, a gente se assustou e não sabia o que estava causando isso”, disse.
O cantor disse não saber totalmente o que tem causado a perda da voz, mas o refluxo é um dos motivos. “É muito doloroso para um cantor, querer cantar e se expressar e não conseguir”, confessa.
Para os shows no fim de semana, Nattan tomou medicamentos e injeções, mas não conseguiu se apresentar em Recife. “Pode ter certeza que se eu tivesse 5% de voz tentava fazer o show em Recife”, admitiu.
Sobre o show no Rio, ele explica: “Cheguei no Rio de Janeiro e, na terceira música do show, minha voz deu uma diminuída. Olhei pra cima, pedi a Deus e consegui, graças a Deus, fazer uma hora de show. Quando pisei para fora do palco, a minha voz ficou totalmente rouca de novo.”
“Esse é um momento de parar, de me cuidar, de se juntar com as pessoas que estão me acompanhando pra ver realmente qual tratamento fazer. Quero voltar pra vocês 100%”, completou.
Nattan disse que a decisão de pausar a carreira é por uma questão também de compromisso, já que não dá pra prever o momento em que sua voz poderá sumir completamente e, consequentemente, ser necessário adiar os shows. “Peço a compreensão de todos vocês, que me abracem e me ajudem nessa causa”, finaliza.
Fonte: Itatiaia