A expectativa é de que haja um aumento na movimentação de veículos e passageiros em direção ao Interior e Litoral do Estado. As BRs 101, 232, 423 e 428 devem apresentar um trânsito mais intenso durante o feriado.
As infrações mais observadas durante as abordagens são a falta de cinto de segurança, do capacete e de dispositivos para o transporte de crianças. Por isso, os policiais além de fiscalizar, orientam os motoristas e passageiros sobre a importância do respeito às normas de trânsito, para reduzir a gravidade de ferimentos em caso de colisões no trânsito.
Uma das principais infrações verificadas nesse período é a embriaguez ao volante, que prevê multa de R$ 2.934,70 e sete pontos na carteira de habilitação. A PRF irá reforçar a fiscalização dessa prática com o uso de bafômetros. Entre janeiro e novembro deste ano, foram emitidos 1.854 autuações por alcoolemia, sendo 1.578 por recusa e 276 por constatação, com 124 motoristas detidos. Na Operação Natal do ano passado, foram emitidas 44 multas e um condutor foi detido.
O transporte de crianças deve ser realizado em dispositivos adequados e respeitar a idade e o peso de cada uma. Até 1 ano ou até 13 kg, deve ser utilizado o bebê-conforto, posicionado de costas para o motorista; de 1 a 4 anos ou peso entre 9 kg e 18 kg, deve-se utilizar a cadeirinha; de 4 a sete anos e meio, e peso entre 15 kg e 36 kg, o assento de elevação. Crianças com menos de 10 anos de idade ou que tenham menos de 1,45m, devem ser transportadas no banco traseiro com o cinto de segurança.
Dicas de segurança
A PRF costuma sempre deixar dicas importantes para quem vai viajar nesses períodos. São elas:
– Descanse antes de viajar;
– Faça revisão no veículo;
– Verifique as condições meteorológicas no trajeto;
– Não ultrapasse em local proibido;
– Respeite os limites de velocidade;
– Não consuma bebida alcoólica antes de dirigir;
– Evite falar ao celular na direção do veículo;
– Respeite as normas de trânsito;
– Em casos de emergências nas rodovias federais, ligue 191.
Restrições
As restrições de circulação de veículos de carga em Pernambuco se aplicam a trechos de pista simples, do Km 149 ao Km 500 da BR-232, e abrange o trânsito de Combinações de Veículos de Carga (CVCs), Combinações de Transporte de Veículos (CTVs) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVPs), ainda que autorizadas a circular por meio de Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (AE), com peso ou dimensões excedentes.
Dias e horários da restrição
Sexta-feira (22) – 16h às 22h
Sábado (23) – 6h às 12h
Segunda-feira (25) – 16h às 22h
Sexta-feira (29) – 16h às 22h
Sábado (30) – 6h às 12h
Segunda-feira (1/01/24) – 16h às 22h.
Fonte: CARLOS BRITO