noticias183 Seja bem vindo ao nosso site Café Com Notícias!

Brasil

Fux, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes serão os próximos a se aposentarem no STF

Publicada em 29/11/2023 às 10:37h

Café Com Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Fux, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes serão os próximos a se aposentarem no STF  Compartilhar a noticia Fux, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes serão os próximos a se aposentarem no STF  Compartilhar a noticia Fux, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes serão os próximos a se aposentarem no STF

Link da Notícia:

Fux, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes serão os próximos a se aposentarem no STF

Depois de quase 60 dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF).

 

O nome, apresentado nesta segunda-feira, foi o segunda feito pelo petista neste ano. Em junho, ele emplacou o advogado Cristiano Zanin, que atuou nos processos que respondeu no curso da Operação Lava-Jato, para o posto deixado por Ricardo Lewandowski, que completou 75 anos neste ano.

 

A idade máxima para a aposentadoria de ministros era de 70 anos até oito anos atrás, quando foi aprovada no Congresso a emenda constitucional 88, que esticou o prazo-limite para o aniversário de 75 anos. A mudança de 2015 surgiu da chamada “PEC da Bengala”.

 

Essa é a idade limite para que os ministros do STF exerçam suas funções — uma vez atingida, os magistrados são aposentados compulsoriamente. Em maio, o plenário do STF validou, por unanimidade, um dispositivo da lei complementar que fixou a aposentadoria compulsória de toda magistratura do país nesta idade.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 1665709
Usuários Online: 5050
Copyright (c) 2025 - Café Com Notícias - Programa Café Com Notícias de segunda à sexta das 7:00 às 8:30 da manhã.