noticias527 Seja bem vindo ao nosso site Café Com Notícias!

Brasil

Comissão do Senado aprova PL que proíbe contribuição sindical obrigatória

Publicada em 04/10/2023 às 10:50h

Café Com Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Comissão do Senado aprova PL que proíbe contribuição sindical obrigatória  Compartilhar a noticia Comissão do Senado aprova PL que proíbe contribuição sindical obrigatória  Compartilhar a noticia Comissão do Senado aprova PL que proíbe contribuição sindical obrigatória

Link da Notícia:

Comissão do Senado aprova PL que proíbe contribuição sindical obrigatória

A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (3.out.2023) o PL (projeto de lei) 2.099 de 2023 que impede os sindicatos de exigirem o pagamento de contribuição sindical, assistencial ou de qualquer outra taxa sem autorização do empregado. O texto agora segue para a CAS (Comissão de Assuntos Sociais) em caráter terminativo, ou seja, se não houver recurso de plenário e for aprovado, irá para a Câmara dos Deputados.

 

A votação foi simbólica –quando não há registro individual de votos. Só 3 senadores pediram para registrar voto contra: Jaques Wagner (PT-BA), líder do Governo no Senado, Paulo Paim (PT-RS) e Teresa Leitão (PT-PE). Havia 33 presentes (titulares + suplentes).

 

O projeto de autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) altera a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) para que mesmo os filiados a sindicatos tenham que autorizar prévia e expressamente a cobrança de contribuições aos sindicatos da sua categoria.

 

De acordo com o texto aprovado, no ato de contratação o empregador deve apresentar ao trabalhador por escrito qual é o sindicato que representa sua categoria e o valor da contribuição assistencial que será cobrada. Além disso, o empregado não poderá ser cobrado pelo sindicato caso opte por não contribuir.

 

No texto também fica definido que o empregado tem até 60 dias depois do início do seu contrato de trabalho ou da assinatura do acordo, ou da convenção coletiva para se opor ao pagamento da contribuição. Ficou estabelecido também que o trabalhador pode desistir da oposição a qualquer momento e pagar a contribuição.

 

Fonte: Poder 360




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 1663930
Usuários Online: 3334
Copyright (c) 2025 - Café Com Notícias - Programa Café Com Notícias de segunda à sexta das 7:00 às 8:30 da manhã.