noticias484 Seja bem vindo ao nosso site Café Com Notícias!

Brasil

Anvisa autoriza novo produto para diagnóstico da febre maculosa

Publicada em 05/07/2023 às 11:11h

Café Com Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Anvisa autoriza novo produto para diagnóstico da febre maculosa  Compartilhar a noticia Anvisa autoriza novo produto para diagnóstico da febre maculosa  Compartilhar a noticia Anvisa autoriza novo produto para diagnóstico da febre maculosa

Link da Notícia:

Anvisa autoriza novo produto para diagnóstico da febre maculosa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo produto para auxiliar e/ou confirmar o diagnóstico clínico da febre maculosa nessa segunda-feira. Trata-se de um PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) em tempo real que permite a detecção de marcadores específicos do material genético das bactérias que causam a doença.

 

O Kit IBMP Biomol Rickettsiose foi fabricado no Brasil e o registro acontece após um surto de casos em uma fazenda em Campinas, São Paulo. Conforme a reguladora, o teste deve ser realizado por profissionais da área de saúde com conhecimento específico em biologia molecular, utilizando como amostra DNA total extraído de amostras de sangue, soro ou coágulo de pacientes.

 

O novo PCR, desenvolvido pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) é o segundo produto para diagnóstico da febre maculosa registrado no Brasil. Em 2020, a Anvisa aprovou um PCR para auxiliar no diagnóstico de doenças transmitidas por carrapatos em combinação com fatores de risco clínicos e epidemiológicos, o Família Kit de Detecção por PCR em Tempo Real VIASURE.

 

“As doenças transmitidas por carrapatos compreendem um grupo de infecções transmitidas aos seres humanos pela picada de carrapatos infectados por bactérias, vírus ou parasitas. Como a maioria das doenças transmitidas por carrapatos apresenta sintomas semelhantes, o diagnóstico pode ser problemático. Assim, os ensaios de PCR em tempo real representam uma ferramenta de diagnóstico importante para a detecção do agente causador”, esclarece a reguladora em nota.

 

Como é a transmissão da febre maculosa?

 

A infecção da doença é transmitida somente pela picada do carrapato da espécie Amblyomma cajennense, popularmente conhecido como carrapato-estrela. Nas capivaras, a febre maculosa não apresenta sintomas, mas para os seres humanos pode ser letal. Associado à Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o médico infectologista José David Urbaéz indica o uso repelentes, calças, camisa de manga longa e sapatos fechados em regiões com maior presença do roedor.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 1663563
Usuários Online: 2982
Copyright (c) 2025 - Café Com Notícias - Programa Café Com Notícias de segunda à sexta das 7:00 às 8:30 da manhã.