noticias577 Seja bem vindo ao nosso site Café Com Notícias!

Brasil

MPF pede que INSS seja obrigado a retomar análise de pedidos de dependentes com deficiência

Publicada em 18/04/2023 às 09:09h

Café Com Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia MPF pede que INSS seja obrigado a retomar análise de pedidos de dependentes com deficiência  Compartilhar a noticia MPF pede que INSS seja obrigado a retomar análise de pedidos de dependentes com deficiência  Compartilhar a noticia MPF pede que INSS seja obrigado a retomar análise de pedidos de dependentes com deficiência

Link da Notícia:

MPF pede que INSS seja obrigado a retomar análise de pedidos de dependentes com deficiência

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça concessão de liminar para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seja obrigado a retomar imediatamente, em todo o país, a análise e a concessão de pedidos de pensão por morte e de auxílio-reclusão feitos por dependentes com deficiência intelectual, mental ou física e sensorial grave. Na ação, ajuizada na última sexta-feira (14), o MPF também requereu que o instituto seja condenado a pagar R$ 100 mil em danos morais coletivos pelos prejuízos causados a grande quantidade de beneficiários.

 

As perícias para avaliação desses requerimentos estão suspensas desde 2016, quando o INSS editou ato administrativo sobrestando tais procedimentos, até que fosse publicada regulamentação específica para avaliar o grau de deficiência dos beneficiários da previdência social. Isso porque a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) previu ser atribuição do Poder Executivo criar instrumento específico para a avaliação biopsicossocial – a ser realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar – o que até hoje não foi feito.

 

Em razão da suspensão dos serviços, pelo menos 3,8 mil menores de idade com deficiência no Brasil aguardam resposta do Instituto para o recebimento de pensão por morte ou auxílio-reclusão, alerta o MPF. “É injustificável tamanha demora do Executivo com um tema tão sensível para a sociedade brasileira, devendo ser tratado com prioridade absoluta e não com tamanho descaso e mora”, afirma a procuradora da República Mariane Guimarães, autora da ação.

 

 

FOTO:REPRODUÇÃO/ISTOK




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 1663723
Usuários Online: 3135
Copyright (c) 2025 - Café Com Notícias - Programa Café Com Notícias de segunda à sexta das 7:00 às 8:30 da manhã.