A Caixa Econômica Federal irá liberar um montante de R$ 1 bilhão em crédito para impulsionar a formalização de mulheres empreendedoras. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (17), no lançamento do programa Caixa Para Elas Empreendedoras, uma parceria do banco com o Sebrae.
A ação irá ocorrer até o dia 19 de novembro, quando é comemorado do dia do empreendedorismo feminino. Até lá, a Caixa e o Sebrae irão promover ações por todo o país, oferecendo linhas de crédito, capacitação, e orientação para o desenvolvimento dos negócios.
Em entrevista coletiva, a presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, destacou que cerca de 80% das famílias beneficiarias do Auxílio Brasil, são chefiadas por mulheres. E afirmou ainda que além da assistência social, a Caixa pretende promover a independência financeira das famílias.
“Hoje qualquer pessoa abre uma MEI em até 24h, após abrir o MEI, realiza um curso no Sebrae, que também poderá ter acesso por meio remoto, por celular e por Whatsapp, e quando ela se formaliza, ela vai ter acesso de até R$ 1 mil, mesmo se estiver negativada”, disse Marques.
Ainda segundo a presidente, a expectativa do programa é de um público alvo é de 30 milhões de mulheres, considerando beneficiárias do Auxílio Brasil, autônomas e informais. Até dia 19 de novembro, a expectativa é formalizar um milhão de mulheres com a nova ação.
O primeiro encontro do novo programa será nesta terça-feira (18), no Mega Polo Moda, em São Paulo. Além da promoção da ação, segundo a Caixa, serão oferecidos o programa de renegociação de dívida da Caixa, além de orientações do Sebrae, e produtos Caixa Cartões e Caixa Seguridade.
Fonte: CNN