noticias456 Seja bem vindo ao nosso site Café Com Notícias!

Brasil

Mulheres somam apenas um terço dos candidatos nas eleições de outubro

Publicada em 23/08/2022 às 09:03h

Café Com Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Mulheres somam apenas um terço dos candidatos nas eleições de outubro  Compartilhar a noticia Mulheres somam apenas um terço dos candidatos nas eleições de outubro  Compartilhar a noticia Mulheres somam apenas um terço dos candidatos nas eleições de outubro

Link da Notícia:

Mulheres somam apenas um terço dos candidatos nas eleições de outubro

O número de candidaturas femininas nas eleições de 2022 é considerado um recorde, mas elas ainda representam apenas um terço dos postulantes, mesmo sendo maioria do eleitorado. Foi o que verificou um estudo da consultoria Arko Advice com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Segundo a jurista e membro das Comissões de Direito Administrativo e Eleitoral da OAB/DF Marilda de Paula Silveira, a representatividade feminina direta na política continua incongruente, principalmente quando se pensa que as mulheres têm dominado as esferas universitárias. “O reconhecimento constitucional e legal da igualdade entre homens e mulheres não foi suficiente para assegurar que elas ocupassem o mesmo espaço que os homens na representação democrática”, afirma Silveira.

 

Os registros do TSE mostram que, de um total de 28.596 candidatos nas eleições deste ano, 9.558 são mulheres, o que representa apenas 33% do total de políticos na disputa. O número é um novo recorde, considerando que em 2018 eram 9.204 mulheres, ou 32% do total de candidaturas.

 

Em 2014, eram 8.123 nomes femininos na disputa, 31% do total. Considerando os valores proporcionais, porém, o avanço é muito tímido, com um aumento de apenas um pouco percentual na representatividade, a cada eleição majoritária de 2014 para cá. As mulheres compõem 53% do eleitorado, segundo o TSE.

 

Após quatro anos da definição da cota de 30% do fundo eleitoral para candidaturas femininas, as eleições de 2022 terão a presença de mulheres em 52% das chapas que irão disputar os governos estaduais. Porém, grande parte delas estará na posição de vice, e não como líder. Segundo dados levantados pela Arko Advice, em 2014 eram 14 candidatas a vice-governadora, 25% do total, enquanto neste ano são 89, representando 40%.

 

 

Fonte: Diário PE




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 1666043
Usuários Online: 5375
Copyright (c) 2025 - Café Com Notícias - Programa Café Com Notícias de segunda à sexta das 7:00 às 8:30 da manhã.