A campanha antecipada de vacinação contra a gripe está oficialmente aberta no estado de São Paulo. Nesta primeira semana (4 a 8 de abril) serão imunizados 532,4 mil profissionais de saúde de hospitais públicos e privados da capital e região metropolitana da grande São Paulo. O governador Geraldo Alckmin acompanhou o lançamento da campanha nesta segunda-feira (4) no hall do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).
Os postos de saúde do Brasil acumulam 36,4 milhões de doses de vacinas contra a gripe paradas, após o Ministério da Saúde prorrogar a campanha para toda a população. Das 79,9 milhões de doses distribuídas pelo governo federal, somente 43,5 milhões foram aplicadas. Isso equivale a 54,4% do total.
O levantamento foi feito pelo Metrópoles, com base em material publicado pelo LocalizaSUS, plataforma de prestação de contas do Ministério da Saúde. A reportagem considerou dados publicados até a última sexta-feira (8).
Da população alvo – crianças, trabalhadores na saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores – somente 57,9% recebeu a proteção. O grupo é composto por 54,7 milhões de pessoas.
O Ministério da Saúde afirma que tem trabalhado em estratégias para reverter as baixas coberturas vacinais, em parceria com estados e municípios, de acordo com nota.
“A pasta incentiva a população a se vacinar contra as doenças imunopreveníveis, incluindo influenza, e esclarece o benefício e segurança das vacinas, por meio dos seus canais oficiais de comunicação”, garante.
O Ministério da Saúde reforça que a vacina é a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e suas complicações.
Fonte: Bahia Notícias