O deputado Arthur do Val (Podemos), conhecido como ‘Mamãe Falei’, retirou a sua candidatura ao governo de São Paulo, após a repercussão dos áudios em que dizia que “mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres”. Adversários e companheiros de partido o criticaram pelas falas.
Por meio de comunicado nas redes sociais, o deputado afirmou que suas falas não são corretas “com as mulheres brasileiras, ucranianas e com todas as pessoas que depositam confiança” em seu trabalho.
As declarações do deputado teriam sido feitas durante viagem à Ucrânia. Ele disse ter viajado para enviar doações para refugiados ucranianos após a invasão da Rússia ao país.
Nos áudios compartilhados no WhatsApp, Do Val comenta sobre as mulheres ucranianas. “São fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’. É inacreditável a facilidade. Essas ‘minas’ em São Paulo você dá bom dia e ela ia cuspir na sua cara e aqui são super simpáticas”, diz o áudio.