A campanha de vacinação infantil brasileira contra a covid-19 conseguiu atingir 4,3 milhões de crianças até agora. Isso significa que o Brasil imunizou apenas 20% do público-alvo — jovens de 5 a 11 anos — um mês após o início da aplicação do imunizante em crianças. O Ministério da Saúde almeja vacinar 20 milhões deste público.
Os dados são do próprio Ministério. Segundo a pasta, já foram distribuídas mais de 17,7 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus para imunizar o público infantil. Até agora, apenas as vacinas da Pfizer e a CoronaVac — produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac — podem ser aplicadas nas crianças brasileiras.
O uso do imunizante da Pfizer nos menores já estava autorizado pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 16 de dezembro do ano passado. O Governo Federal, no entanto, resistiu em incluir o público pediátrico na campanha de vacinação contra o novo coronavírus. A pasta da Saúde chegou a realizar uma audiência e consulta pública — que indicava a recomendação de que seja exigida uma prescrição médica para vacinar a criança — para debater o tema, atrasando o início da vacinação. Ambas as medidas foram amplamente contestadas por especialistas e pelos próprios técnicos da Anvisa.